quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A difícil tarefa de educar os filhos



Está em discussão qual a melhor maneira de educar os filhos corretamente

Algum tempo atrás a maioria das meninas brincavam de boneca e meninos de carrinho, atualmente algumas crianças deixaram de lado estas brincadeiras e passaram a ter outra diversão como o uso da internet, celular e passeio ao shopping.
Hoje os pais encontram algumas dificuldades em relação a educação de seus filhos, talvez pela correria do dia a dia ou pela falta de diálogo, o que acontece na família de Klésley Daniel,7,sua mãe Glédina dos Santos Mota,33,diz que a educação de seu filho está mais voltada para ela, seu esposo é ausente, “ele dá coisas que não são necessárias, preocupações eu tenho muitas, medo de alguma doença,adolescência, drogas, um mundo no qual não temos o controle” afirma. Todos os dias Glédina acorda as 6h para fazer suas tarefas diárias, realiza com seu filho um culto e 12h o leva para a escola. Ela diz que não é facíl a vida que leva, a escola de seu filho fica a 9km de sua casa, mas que é compensador porque é para o bem dele.
Para educar um filho corretamente ela acredita que a família deve estar em comunhão com Deus, ensinando desde pequenos o que pode e o que não deve ser feito, e a educação deve vir dos dois lados, tanto do pai quanto da mãe.
Algumas mães quando casam novamente acreditam que encontraram dificuldades em educar seus filhos pelo fato do parceiro e o filho não se entenderem, o que não é o caso de
Rosimeri Lange,28, mãe de Maiko Fernando,5, ela diz que seu atual marido e seu filho se entendem perfeitamente, assim como Glédina, Rosimeri Lange,28,acredita que a educação deve vir de casa,“sempre tive a colaboração dos meus pais, eles me ajudaram muito, porque eu trabalhava fora” afirma. Há 10 anos ela trabalha como costureira e diz que apesar de não ter cursado uma faculdade, luta para que seu filho consiga ter um estudo e um futuro melhor.

Para Marlene Panarali,39 formada em Letras e Catequista, não é fácil educar os filhos, os pais devem impor limites desde pequenos, a família deve ser unida, “ todos os dias nossa família de reune para realizar pelo menos uma refeição juntos, meu marido e meus filhos jogam bola e vão a missa juntos” afirma.
Momento com Deus, é um programa de rádio que Marlene participa, onde ajuda pessoas que estão com dificuldades, orientando-as a lerem a bíblia e estudar sobre os valores humanos e cristãos.Como catequista, Marlene conversa muito com seus alunos e diz que eles se sentem seguros em contar coisas que não falam com seus pais, pela falta de segurança. “Eu confio na educação que dou aos meus filhos, não penso que futuramente eles possam seguir outros caminhos, mas tenho medo da violência ao nosso lado” ressalta.
Apesar de terem vidas diferentes, o que essas mães tem em comum é o desejo de verem seus filhos crescendo no caminho do bem. Educar os filhos, não é uma tarefa fácil, não existe um caminho correto, alguns pais procuram em livros de auto ajuda as melhores maneiras de alcançar uma educação perfeita. Para Glédina,Rosimeri e Marlene o segredo está em educar os filhos no caminho de Deus, unidos em família, para que futuramente eles possam crescer com princípios e serem reconhecidos onde quer que forem.


Por: Helen Pauka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário