quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relacionamento entre casais

Sozinho X Acompanhado:Como esta escolha deve ser feita de forma correta!



Já dizia o comentarista e jornalista Arnaldo Jabor, sobre relacionamentos:
Sempre acho que namoro, romance, casamento tem começo meio e fim como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa:
-Ah, terminei o namoro.
-Nossa estavam juntos há quanto tempo?
-5 anos, mas não deu certo...acabou
Claro que deu! Deu certo durante 5 anos, mas acabou. E o bom da vida é que você pode ter vários amores... “O ser humano não é absoluto, ele titubeia, tem dúvidas e medos.”
O que acontece com algumas pessoas na hora de se relacionar com outro parceiro(a) talvez seja o medo de não ser feliz ou de não fazer a outra pessoa feliz também. Vários assuntos podem ser abordados em um relacionamento, ressaltando entre eles a rejeição de algum dos parceiros em casar, conciliar os estudos com o casamentos, filhos de outra união, ou pessoas que dizem não viver sozinhas.
Antigamente a maioria das mulheres tinham o sonho de casar, constituir família, cuidar de sua casa, seus filhos e marido. Mas com a chegada da tecnologia, o que era um sonho, foi sendo deixado para trás por algumas dessas mulheres, estas, que conseguiram um espaço maior na sociedade, um emprego para que pudessem ter seu próprio dinheiro, fazendo com que deixasse de dependerem do marido.
Para algumas mulheres hoje, o casamento já não é mais prioridade. Elas colocam em primeiro lugar formação superior carreira bem sucedida e vida financeira estável, porque algumas pessoas acreditam que não conseguiriam administrar junto os dois, como Rosilene Siquieri,32. Ela diz que não conseguiria estudar e ter que cuidar de um lar “seria muito cansativo.Ou os estudos ou a casa”. Com os estudos vêm as noites mal dormidas em decorrência de trabalhos e provas a serem realizados, a casa já não é mantida limpa como antes porque a mulher não tem tempo de conciliar tarefas domésticas com os estudos.



Em outros casos, os indivíduos preferem aproveitar a vida ao máximo, sem ter ao lado uma pessoa para dizer aonde vai e com quem vai durante a juventude, mas depois podem até buscar um relacionamento sério, pois cansaram de ficar sozinhos.
Já para alguns o casamento não é bem vindo, não pela falta de tempo, mas sim, porque ambos os sexos não querem ter essa relação. É o que acontece com Patrícia dos Santos Pereira,25, ela diz que não se vê casada, pois gosta da vida que leva freqüentando bares e baladas, mas ressalta que tudo pode acontecer, porque não está imune de encontrar uma pessoa que a faça mudar de idéia.

Para outras pessoas o casamento é algo a ser buscado, assim acredita Franciele Aparecida Bertaglia Brianezi, 27, pois acha que as pessoas que não querem se envolver, podem sofrer futuramente porque profissão e diversão, um dia acabam e quando chegar a velhice não terão com quem compartilha-la “ Ficar sozinha(o) só leva a depressão,pois todos nós precisamos de companhia, de um parceiro para desabafar os problemas e repartir as alegrias”, afirma.
Talvez a razão pela qual as pessoas procurem alguém para casar também esteja relacionado à carência,porque não conseguem ficar sem um par por muito tempo ou até mesmo tem medo da solidão, querem alguém para compartilhar a vida ao longo dos anos. Mas em muitas vezes estas pessoas podem sofrer, pois pulam de um casamento para o outro buscando uma felicidade que pode não ser duradoura e outra vez, acabam se machucando. Já para outras pessoas, se um casamento não deu certo, devem mesmo procurar outra, até que possam se sentir completas e realizadas, sem pensar no que sofreram em casamentos anteriores.
Em alguns casos os filhos de outro casamento podem atrapalhar ou ajudar seus pais em uma nova relação. Quando os pais se separam as crianças também podem sofrer, em alguns casos a ajuda de uma psicóloga pode amenizar a dor da separação e a amizade na escola com amigos que também já vivenciaram a separação de seus pais. Com a separação, alguns filhos se revoltam com os pais e não querem que estes se relacionem com mais ninguém, dificultando a vida dos pais. Quando isto acontece, alguns pais tentam conversar com seus filhos, para que junto de seu novo companheiro possam criar uma relação amigável e saudável.
Para o publicitário Davi dos Santos, 24,a decisão de casar é tomada por duas pessoas e nada pode interferir. “Sempre é bom lembrar que na vida nós colocamos prioridades, se for a de casar, todo o resto é secundário...Pode atrapalhar para quem não sabe exatamente o que priorizou”.
Segundo a psicóloga Aline Pereira dos Santos,31, formada em Psicologia desde 2005, no Centro Universitário de Maringá- (Cesumar),algumas mulheres não quererem casar, porque antes elas se casavam para deixar a casa dos pais e ter uma certa liberdade, cuidando do seu próprio lar, porém hoje o casamento não é visto com esses mesmos olhos. Com o passar do tempo a mulher começou a trabalhar para ter sua independência financeira e sucesso profissional sem precisar, necessariamente, do homem.
Outro caso, são as pessoas que acreditam que não conseguem viver sem um parceiro, e pulam para outro relacionamento, portanto essas pessoas devem conversar entre si, para descobrir em qual aspecto a relação esta deixando a desejar, se é financeiramente,emocionalmente e entre outros aspectos, ao invés de terminar o casamento, sendo que o defeito que você encontra neste, você encontrará no outro só que de forma diferente.
Já para o tema estudos versus o casamento a psicóloga recomenda que, para ambos os sexos, os estudos e outras atividades devam ser feitos ainda quando solteira(o), ou ter cabeça para lidar com estudos e casamento ao mesmo tempo.
Em relação aos filhos ajudarem ou não em um segundo casamento, deve haver diálogo entre a criança e os pais principalmente, para que o pai ou a mãe possa explicar para a criança que futuramente elas também irão se relacionar com um parceiro, mesmo assim se o filho não aceitar o parceiro escolhido, os pais devem resolver o que será melhor para ele, ou o parceiro ou o filho.
E para todos esses aspectos abordados devem haver primeiramente um diálogo para que as pessoas não possam vir a sofrer mais tarde.

"Nossa missão: Compreender o universo de cada ser humano, respeitar as diferenças, brindar as descobertas e buscar a evolução", Luis Fernando Veríssimo.

Helen Pauka

Nenhum comentário:

Postar um comentário