quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Twitter: A rede soci@l do #momento

O Twitter, segundo Wikipédia, é uma rede social que funciona como um ‘’microblogging’’, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais e de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como ‘’tweets’’ é mania entre os brasileiros. Segundo um gráfico publicado no dia 7/10 desse ano, no site businessinsider, a nação que mais utiliza essa ‘’ferramenta’’ no mundo são os brasileiros, os Estados Unidos são realmente os que mais têm cadastros nessa rede social, mas os brasileiros são os que mais a utilizam, os que mais atualizam o seu ‘’microblogging’’ diariamente como mostra a tabela abaixo:




O Twitter começou a virar mania no país quando os famosos começaram a inserir no cotidiano essa ferramenta, então seus fãs começaram a utilizá-la para ver o que seus cantores, ou atores preferidos comentavam em sua página ‘’ comecei a usar o twitter quando vi que a Ivete Sangalo começou a usar gosto muito dela, a principio não sabia usá-lo, mas com o tempo fui aprendendo e hoje não fico um dia sem atualiza meu twitter’’ comenta Lidia Fernandes, de 21 anos. Já Mariana Moreira, 15 anos, não entra nessa ‘’regra’’ ela comenta que começou a utilizar o Twitter porque sua amiga Denise a recomendou: ‘’ no começo eu não sabia nada, tanto que me esqueci o login e tive que criar uma nova conta. Aí todo mundo falava, fiquei curiosa, gostei estou até hoje’’.
Por mais que os brasileiros estejam ‘’dominando’’ o Twitter, outros países da America do sul também utilizam com muita freqüência, como é o caso dos países: Argentina, Chile, Peru. É o caso de Martin Couto de 23 anos, que mora em Córdoba, na Argentina, ele diz que começou a usar o Twitter porque não agüentava mais outras redes sociais, como o Facebook. Já Jennifer Aracena, 18 anos, chilena, e Juanita Nogueña de 27 anos argentina, ambas começaram a usar o Twitter porque viram no canal ‘’E!’’ que muitos famosos estavam presentes nessa rede social e entraram nessa ‘’onda’’ para ‘’espiar’’ a vida dos famosos e de seus amigos.

Apesar de serem motivos de muitas criticas as redes sociais, trazem temas muito polêmicos para nossa sociedade. Essas redes, especialmente o twitter, foram muito citadas no XIII siecom (Semana Integrada de Estudos da Comunicação) onde o tema escolhido pelos alunos de jornalismo desse ano foi ‘’midias sociais’’. A jornalista Pollyana Ferrari explicou que essas mídias sociais, estão cada vez mais em ascendência e atualmente as empresas estão as adotando como meio de divulgar seus produtos, elas são até mesmo utilizadas na política, começou com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que utilizou essas redes sociais para divulgar sua campanha, e os candidatos brasileiros fizeram o mesmo, Serra, Dilma e Marina. No caso da siecom, o twitter foi até mesmo utilizado para a abertura do evento, foi isso que afirmou o jornalista Ronaldo Nezo, que possui um programa diário na CBN Maringá: para ele Fazer a cobertura de um evento pelo twitter não é novidade. Hoje, a ferramenta tem sido amplamente utilizada para realizar a cobertura em tempo real de diferentes eventos, inclusive entrevistas, debates etc. Entretanto, na faculdade, trata-se de uma experiência ainda pouco utilizada. Ainda assim, não dá para pensar na formação de um profissional que não tenha tal habilidade. ‘’Desde que me propus a trabalhar com "Comunicação Digital e Internet", entendi que era necessário desafiar nossos alunos a dominarem o twitter e outras redes sociais’’, Diz o jornalista Ronaldo.
Twitter gerando polêmica
Por ser uma rede social, as pessoas colocam o que querem em sua página, e isso vem gerando muita polêmica em nível mundial, como foi o caso do ‘’Cala a boca Galvão’’ que foi uma brincadeira feita pelos internautas brasileiros durante a Copa do mundo. Essa expressão foi tão ‘’twitada’’, que durante todos os jogos narrados por Galvão Bueno ele ficava em primeiro lugar nos ‘’ Trending Topics’’ que é nada mais que uma lista em tempo real dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo todo. Os internautas dos outros paises nao entendiam nada o que significava e começaram a perguntar o que seria ‘’Cala a boca Galvão’’, os brasileiros então começaram a fazer brincadeiras sobre esse tema, Disse que Galvão era uma espécie de papagaio da Amazonia que era caçado e suas penas eram utilizados para confeccionar as roupas do carnaval do Rio de Janeiro, e que cada fez que uma pessoa ‘’twitasse’’ ‘’Cala a boca Galvão’’ seria doado uma quantidade de dinheiro ao instituto Galvão para salvar esses bichanos. O tema foi divulgado pelos principais jornais do mundo. As pessoas se deixaram levar e começaram a dizer que Geisy Arruda era uma baleia em extinção no Brasil, que o Institudo Galvão também estava lutando para salvar essa expécie de baleia.

Um grande erro de alguns jornalistas é pensarem que os temas que circulam no Twitter podem serem utilizados como pauta. Foi que o demonstraram os jornalistas e humoristas Rafael Bastos e Danilo Gentili, integrantes do programa Custe o que Custar (CQC), onde em agosto de 2010 os dois tiveram uma discussão no ‘’microblogging’’. Em menos de minutos que os dois trocaram ‘’Twits’’ isso já era noticia nos principais meios de comunicação do país. E na semana seguinte, na segunda feira, o programa passou uma matéria sobre redes sociais e mostraram com exclusividade que essa ‘’briga’’ foi uma pequena armação dos dois para comprovar que os jornalistas não podem utilizar o Twitter como fonte de pauta.
Diferente disso é o caso de Michael Jackson, que antes de ser confirmada sua morte, e até mesmo antes de ser divulgado pela imprensa, todos os que estavam no twitter já sabiam da notícia então muitos veículos de comunicação utilizaram essa ferramenta como fonte de pauta para citar sua morte. Essa ferramenta, sem dúvidas, é essencial para o presente e o futuro da comunicação, é isso o que afirma o jornalista Ronaldo Nezo: ‘’ Não tenho dúvida que presente e futuro da comunicação dependem de ferramentas como o twitter e outras mídias sociais. Cada vez mais as pessoas tendem a estar nas redes. O hábito de ler jornal, assistir jornal na televisão ou mesmo no rádio não está presente nas novas gerações. E a moçada não lê notícia. Os jovens interagem com as notícias, mas não por meio de sites especializadas. Faz isto nas redes, dialoga com as informações, contribui, altera, discute. Por isso, o jornalista, que não dominar tais ferramentas está abrindo mão do futuro profissional’’.
Temas polêmicos continuam surgindo, como foi o caso de um jornalista japonês que foi salvo pelo Twitter. Segundo matéria publicada em setembro de 2010 no site G-1, o jornalista Kosuke Tsuneoka conseguiu alertar as autoridades sobre o local de seu cativeiro, no Afeganistão. Tudo aconteceu após o jornalista seqüestrador ter sido consultado por um dos seqüestradores sobre como configurar seu novo celular, um Nokia modelo N70. A vítima não apenas entrou em contato com o suporte técnico da Nokia para configurar o acesso à internet, mais também foi ao seu perfil no Twitter e colocou a seguinte mensagem ‘’estou vivo, ainda’’ e depois mandou outra mensagem informando o local. Foi resgatado pelas forças de segurança, segundo a matéria publicada na revista "PC World".
Redes sociais vão tomar o lugar do email
Muitas pessoas estão utilizando redes sociais não só para divulgarem notícias se não também para promover seus produtos e até mesmo pesquisar se tal produto esta sendo bem visto pela sociedade ‘’O legal do twitter é que várias empresas já possuem sua página nessa rede social, e você pode muito bem se comunicar diretamente com eles, sem precisar enviar email’’ comenta Mariana Moreira, 15 anos, estudante.
Um caso parecido é o da empresa Telefônica da Argentina, quando os clientes comentam no twitter ‘’Speedy está muito ruim, travando demais a internet’’ ou comentários parecidos, eles pesquisam através de um filtro de palavras que é uma ferramenta do twitter,e observam então os clientes que reclamaram sobre tal assunto e logo em seguida respondem ‘’ passe para gente seu número que vamos solucionar o problema’’. No Brasil várias empresas estão com seu perfil na internet, inclusive empresas de aviões que estão de olho nas reclamações feitas pelos clientes.
Se você utiliza o twitter, o facebook e até mesmo o Orkut para enviar mensagens de trabalho a seus amigos, fique tranqüilo que você não esta sozinho. Segundo um relatório divulgado pela Gartner, 20% dos usuários corporativos usará as redes sociais como seu principal meio de comunicação profissional em 2014.
Além de serem ferramentas muito utilizadas, não podemos esquecer que como são mídias sociais, muitas pessoas podem estar de olho nas coisas que você escreve. Por esse motivo, todo cuidado é pouco, muitos seqüestradores ficam de olho nessas redes para poderem seqüestrar suas vitimas. Por esse motivo, no caso do Twitter, tem-se a opção de bloquear seus ‘’tweets’’ para que você escolha somente quem você queira que te leia. No Facebook e no Orkut, também temos a opção de bloquear fotos, e recados. O que você esta esperando para criar o seu?


Por: @Matheuspiai

Nenhum comentário:

Postar um comentário