sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Verão



No dia 22 de dezembro de 2010 começa a estação mais quente do ano, com temperaturas que permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias. Quando a pessoa passa a temporada fora de sua casa, geralmente em uma casa de praia, nesta época do ano este período é conhecido como veraneio.
Nesta estação cresce também o número de atletas de verão. Outubro e novembro são os meses com maior numero de matriculas nas academias e a média de novos alunos chega em 50% maior, mas dentre eles o que permanece é em média de 10% a 15%, certifica o professor e dono da academia Vida Ativa na cidade de São Jorge do Ivaí, Ricardo Miura de 29 anos. “A proporção de mulheres que entram nas academias é em média 80%, sendo a maioria nas academias” diz Ricardo.



O cardiologista Augusto Torres, 48 anos reside na cidade de São Paulo, da algumas dicas para quem quer voltar ou começar a fazer a academia. Para aqueles que tomaram a decisão de voltar a fazer a atividade é importante nunca a voltar na carga de força que ele fazia quando parou, tendo que voltar a ter um condicionamento físico, os músculos e as articulações não estão preparados.



Acima Ricardo afirmou que em média 50% daqueles que matriculam no fim do ano não continuam depois de março, mas para o cardiologista este vai e volta da academia pode ser prejudicial, o importante não é a carga do exercício e sim a continuidade do mesmo, o numero de horas durante uma semana, mas o que acontece com o verão é a preocupação de colocar aquele biquíni, de mostrar uma boa forma nas piscinas ou nas praias, isso seria só vaidade e não saúde.
Uma dica para que a pessoa possa se comprometer com a atividade física é sempre ter um objetivo, com o exemplo “em um mês quero perder um quilo ou definir alguma parte do corpo”, diz Torres.
Nos dias de hoje muito se fala na necessidade de fazer um exercício físico, mas uma das principais dificuldades é justamente começar a fazê-lo. “cada pessoa é uma pessoa, cada pessoa tem um sistema diferente, á pessoas animadas e com muita disposição, mas também aquelas desanimadas, preguiçosas que tenho que estimular a fazer o exercício”, completa Ricardo.
Neste clima de pouca roupa, muitas das pessoas procuram a academia para ficar com o corpo no padrão de beleza que a mídia define, muitas das pessoas acham que a academia irá fazer milagre, mas irá depender muito da dedicação, da alimentação e combinando tudo isso em apenas de dois a três meses ela consegue um grande resultado.



O importante nesta época é conciliar uma boa atividade física e cuidar também da alimentação. Seguem aqui algumas dicas de como se preparar bem para a chegada do verão:
Mantenha o corpo bem hidratado: ingerir muito líquido, como água, água de coco e sucos de fruta natural para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração.
Água: responsável por mais de 70% das funções que o organismo realiza, portanto se o corpo ficar desidratado nada funcionará direito internamente e poderão surgir os problemas comuns do verão como algumas dermatites, infecções e intoxicações, visto que o organismo fica mais suscetível.
Refeições leves: Alimente-se com bastante variedade de vegetais, também importante para garantir todos líquidos e sais minerais que perdemos com o suor.
Hábito alimentar saudável aumenta a resistência: A alimentação adequada também garantirá todos os nutrientes necessários, deixando o organismo completo para realizar todas as funções e todas as autodefesas contra os fatores externos. Portanto, realizar varias refeições leves ao dia, consumir muitas frutas e sucos, comer uma bela salada, pelo menos uma vez ao dia, são fatores importantes.
Alimentos: Dê preferência às frutas, verduras e legumes em geral, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de serem alimentos refrescantes, que combinam com a alta temperatura do verão.
Alimentos para hidratar o organismo, ajudar com o bronzeamente e manter a pele e os cabelos saudáveis no verão: abacate, abacaxi, açaí, damasco, acerola, couve, cenoura, pepino, salsinha, abobora, beterraba, peixes de água salgada, castanhas em geral e cereais integrais, principalmente a aveia e a quinoa.

Acessado ás 14h37min do dia 19/11/2010
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/11/18/1958-dicas-da-nutricionista

Para Polianna Rangon, 19 anos, vestibulanda de Zootecnia, freqüentadora de academia, diz que a atividade física trás benefícios para ela, proporciona uma ótima qualidade de vida e além de tudo traz melhoras na saúde e um corpo em boa forma. “A academia é o lugar onde eu busco a forma ideal proposto pela mídia” afirma Poliana. Para ela com a chegada do verão as pessoas ficam mais felizes, “esta é a estação do ano que mais gosto porque todas as pessoas saem de casa, tomam sorvete reunindo a família e encontrando os amigos, é uma estação colorida, muito diferente do inverno, que as pessoas se escondem por causa do clima frio” finaliza.



Para o vendedor de sorvetes Francisco Sousa, 23 anos, com a chegada do clima quente, as praças lotam, e com isso as vendas dos sorvetes se elevam cerca de 70% diferente das outras estações do ano. Ele afirma que é no final do ano é que da para lucrar e poder guardar um pouco de dinheiro. Francisco gosta muito do verão, ele diz que o verão traz disposição e animação.
Para finalizar o cardiologista Augusto Torres afirma que para a pessoa fazer exercício uma vez por semana é pior do que não fazer nada, “você simplesmente pega seu organismo que não está preparado para a atividade, isso é mais prejudicial do que benéfico”, reforça o médico.
“O importante é adquirir e manter a forma ao longo da vida, em qualquer idade, desde pequeno até a terceira idade se organizando e de uma forma de atividade continua”, conclui.



Por: CARLOS DANILO NICODEMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário